PSICOTERAPIA NO ADULTO.

O QUE É A PSICOTERAPIA?

A psicoterapia é, na verdade, um processo fundamentado no conhecimento científico do funcionamento psicológico, e apenas pode ser realizada por um psicoterapeuta (profissional especializado).

Promove o autoconhecimento, permitindo uma maior compreensão do sofrimento emocional, sendo essencial para a diminuição da sintomatologia apresentada e sobretudo para a mudança.

Pretende-se que a pessoa adquira competências para gerir com autonomia e eficácia as dificuldades e desafios que possam surgir na sua vida, e uma melhoria significativa no seu bem-estar.

A psicoterapia é uma oportunidade de se sentir genuinamente escutado e, também, acolhe as angústias das quais, de algum modo, e muitas vezes, procurou fugir ao longo do tempo.

O psicoterapeuta coopera na descoberta das suas necessidades, na aceitação das suas emoções e sentimentos, e em não permitir que seja dominado por elas.

Ao longo das consultas de psicoterapia são abordados sentimentos, emoções, pensamentos e comportamentos.

Assumir o controle da sua vida e que seja capaz de responder de forma adequada ou ajustada a qualquer situação complexa e desafiadora pela qual esteja a passar ou que possa surgir é o objetivo.

Para além de um conhecimento maior sobre si próprio, é bastante frequente durante o processo terapêutico a capacidade de comunicação aumentar, tornando a sua vida mais fluida em diferentes aspetos e contextos. Cada vez mais se associa o sucesso pessoal e profissional à capacidade de comunicação que se tem com os outros e com o próprio.

Nas consultas de psicoterapia, identificam-se problemas, definem-se objetivos e ajustam-se os planos de tratamento sempre que oportuno.

Pretende-se que a pessoa reflita, questione e seja capaz de fazer as suas próprias escolhas e tomar decisões. Importa mostrar que é responsável pelas mesmas, no entanto, com empatia, sem julgamentos, transmitindo segurança e, obviamente, respeitando sempre o seu ritmo.

Na verdade, a psicoterapia facilita a remissão de sintomas perturbadores e melhora o seu funcionamento diário.

Claro está que, as mudanças que se seguem ao processo de psicoterapia podem influenciar, decisivamente e positivamente diferentes áreas da sua vida, designadamente, as relações familiares, a profissão (desempenho, rendimento e satisfação no trabalho), as relações interpessoais, a saúde psicológica e física, e o seu bem-estar geral.

O paciente adquire estratégias e/ou recursos que permitem gerir situações ou problemas no futuro.

Acima de tudo, possibilita uma maior adaptação pessoal e social e aumenta a liberdade interior.

A psicoterapia tem uma periodicidade semanal ou quinzenal e a duração do processo terapêutico depende das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa.

 

Indicação para Psicoterapia:

Depressão, Ansiedade, Fobias, Ataques de Pânico, Perturbações da Alimentação (Anorexia e Bulimia); Perturbações Obsessivo-Compulsivas; Stress Pós-Traumático; Gestão de Stress; Perturbações do sono (Insónia, Hipersónia); Perturbações da personalidade; Comportamento autodestrutivo e suicida; Autoestima; Doenças Crónicas; Problemas interpessoais (conflitos no trabalho; dificuldades no relacionamento); Regulação emocional; Dificuldade em definir projetos de vida; Vítimas de violência doméstica; Adaptação a Situações de Mudança (divórcio, desemprego, Luto, etc.), entre outras.

AUTORA

Dr.ª Márcia Gonçalves

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Especialista em Psicologia da Educação.
Especialista Avançada em Psicoterapia.
Especialista Avançada em Neuropsicologia.

(Especialidades atribuídas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses)

AUTORA

Dr.ª Márcia Gonçalves 

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Especialista em Psicologia da Educação.
Especialista Avançada em Psicoterapia.
Especialista Avançada em Neuropsicologia.
(Especialidades atribuídas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses)